Esteja mais bem preparado para o triste dia do falecimento de alguém próximo a você.
Há quatro tipos de mortes, e assim, quatro tipos diferentes de procedimentos:
-Morte natural em residência: é necessário um médico para atestar o óbito. Caso não seja possível, comunicar a delegacia mais próxima para ser registrado um boletim de ocorrência (BO). Com um destes dois documentos em mãos, providencie junto a uma agência do serviço funerário a contratação do sepultamento ou cremação.
-Morte acidental ou violenta: Comunique a delegacia de polícia, que encaminhará o corpo ao IML.
-Falecimento em hospital: Levar a declaração de óbito emitida pelo hospital a uma agência do serviço funerário.
-Falecimento em via pública: Seja por morte acidental ou natural, registre um boletim de ocorrência e aguarde a remoção do corpo para o IML.
Documentação necessária:
-Certidão de nascimento ou certidão de casamento
-Cédula de identidade
-CPF, cartão do INSS, PIS/PASEP
-Declaração de óbito assinada por um médico para sepultamento. No caso de cremação, dois médicos deverão assinar o atestado
-Carteira profissional
-Título eleitoral
-Certificado de reservista
Dicas importantes:
-É importante verificar se a pessoa falecida possuía convênio funerário.
-A exigência da documentação completa é necessária para que a certidão de óbito contenha, de forma correta e completa, todos os dados exigidos por lei.
-Erros na declaração de óbito devem ser retificados dentro de 24 horas após a emissão da mesma, na agência central. (11) 3247-7026 / 3247-7052
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário